segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Detritos de borra no comando de válvulas do cabeçote do motor

A "borra" no motor pode ser causada por vários fatores adversos, não podendo ser diagnosticado certamente o causador do problema, porém podendo ser evitado com manutenções preventivas.

1. A Borra pode ser causada por combustível adulterado, pois a má queima do mesmo deixa detritos de combustível na câmara de combustão que se mistura ao óleo que lubrifica os pistões e anéis.

2. A mistura entre lubrificantes ou o lubrificante inadequado exigido pelo motor, também pode ser um dos causadores da formação de borra. 

3. A falta de manutenção no sistema de ventilação do óleo lubrificante (Defletores de óleo, anti-chamas, respiros de óleo, radiadores de óleo, etc.), que por sua vez tem como função resfriar e condensar o óleo lubrificante em vapor (gasoso). Sua falta de manutenção atinge diretamente no processo de formação de borra.

4. Aditivos para óleo lubrificante, onde a mistura adultera sua formulação, causando mudanças químicas que se excedem a necessidade que causam a formação de borra. ( O uso de Aditivos deve ser utilizado quando necessário, como no caso de motores de competição).

O óleo lubrificante deve ser acompanhado preventivamente, onde em funcionamento no motor possui validade por quilometragem ou tempo de uso (6 meses).

Siga sempre as recomendações do fabricante do veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário